Seja bem-vindo/a

Obrigado por visitar meu blog. Comente, sugira, participe. Este é um espaço aberto

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Filmes antigos memoráveis


Aqui vai uma lista de 10 filmes antigos que todos que gostam de cinema deveriam (re)ver:
 1)A rosa tatuada(The rose tatoo): Produção americana de 1956, com Burt Lancaster e Anna Magnani nos principais papéis. Escrito por Tennessee Willians e dirigido por Daniel Mann. Teve 10 indicações para o Oscar e ganhou 3.
Sinopse: um bairro ítalo-americano numa cidade da Louisiana(USA) é perturbado quando a polícia mata um motorista de caminhão suspeito de contrabando
 2)Cartouche:produção francesa de 1962, com Jean Paul Belmondo e Claudia Cardinale nos principais papéis. Dirigido por Phillipe de Broca foi um dos mais famosos filmes capa-espada da época.
Sinopse: no século XVII em Paris, o ladrão Luis Dominic, apelidado Cartouche, revolta-se contra o patrão, se alista nas Forças Armadas com dois companheiros, O Míope e La Douceur. Eles decidem roubar o dinheiro dos soldados, mas o herói se envolve com uma ladra, Vênus.
 3)O sol por testemunha(Plein soleil): produção francesa de  1960, com Alain Delon, Maurice Ronet e Marie Laforet. Escrito por Patricia Highsmith teve uma refilmagem recente (O talentoso Ripley) dirigida por Anthony Minguella. O original dirigido por René Clement é muito melhor e é mais fiel à obra de Patricia.
Sinopse: Tom Ripley é enviado à Europa a fim de trazer de volta ao pai milionário, o filho playboy. Mas o filho, quando encontrado por Tom, não aceita voltar aos EUA. Ao se sentir ameaçado em seu intento, Tom mata o playboy e toma o seu lugar. Mais tarde acaba cometendo mais um crime para continuar a farsa. 
 4) O salário do medo(Le salaire de la peur): produção franco-belga de 1953 , com Yves Montand, Peter van Eick e Vera Clouzot,  dirigidos por Henri-Georges Clouzot, teve uma refilmagem americana (O comboio do medo) em 1977 com Roy Scheider.
Sinopse: Mario (Yves Montand) é um estrangeiro que vive de bicos na América do Sul e sonha em voltar para a França. Uma companhia de petróleo americana, que domina a região, propõe a Mario e outros três homens estrangeiros que levem um carregamento de nitroglicerina para explodir um poço de petróleo em chamas. Em troca eles receberão U$ 2 mil dólares. Todos estão dispostos a arriscar a vida e fazem a viagem nas esburacadas estradas, onde qualquer solavanco mais forte poderá jogar os aventureiros pelos ares
 5)Janela indiscreta (Rear window): produção americana 1954, com James Stewart e Grace Kelly (no auge da beleza). Direção de Alfred Hitchcock, recebeu 4 indicações ao Oscar. Em 1998 teve uma refilmagem com Christopher Reeves e Daryl Hannah.
Sinopse:um fotógrafo imobilizado por causa de um acidente,  começa  a vasculhar a vida de seus vizinhos e termina descobrindo o que acredita ser um assassinato.
6)Cidadão Kane (Citizen Kane): produção americana de 1941, com Orson Welles(que também dirige), Joseph Cotton, Everett Sloane, Allan Ladd e Agnes Moorehead. Muitos o consideram o melhor filme de todos os tempos.
Sinopse: baseado na vida do magnata do jornalismoWilliam Randolph Hearst (publicamente, Welles negava), e conta a história de Charles Foster Kane, um menino pobre que acaba se tornando um dos homens mais ricos do mundo.
 6)O encouraçado Potenkim (Bronenosets Potyomkin) : produção russa de 1925, dirigido por Sergei Eisenstein. Com atores russos desconhecidos é considerado uma verdadeira aula de cinema.
Sinopse: em 1905, marinheiros do navio Potenkim, do Czar, rebelam-se contra a tirania de seus comandantes e assumem o controle do navio. A população de Odessa apóia a revolta. As forças repressoras do regime czarista esmagam o movimento com extrema  violência
7)Casablanca:produção americana de 1942, com Humphrey Bogart, Ingrid Bergman, Carl Reins, Peter Lorre e Paul Henreid, dirigidos por Michael Curtiz. Também é considerado o filme mais amado pelos cinéfilos do mundo todo.  Ganhou 3 Oscar: melhor filme, direção e roteiro. Apresenta ainda “As time goes by” uma das melhores canções de todos os tempos.
Sinopse: Casablanca, no Marrocos era a rota obrigatória de quem pretendia  fugir dos nazistas na Segunda Guerra Mundial. É lá que Rick vai reencontrar Ilsa, anos depois de se terem apaixonado e se terem perdido em Paris.
8)Rastros de ódio(The searchers): Produção americana de 1956. Dirigido por John Ford é considerado o melhor faroeste de todos os tempos embora mostre os índios americanos como vilões. Com John Wayne em grande forma, Natalie Wood , Jeffrey Hunter e Vera Miles.
Sinopse: Ethan Edwards (John Wayne) é um homem que parte em busca de vingança contra os índios que exterminaram sua família. Ao mesmo tempo tenta resgatar, com vida, sua sobrinha, então vivendo com os índios. 
 9)Ladrões de bicicletas(Ladri di biciclette): produção italiana de 1948 e dirigida por Vittorio de Sica. Com Lamberto Magioranni, Lianella Carell e Vittorio Antonucci. Este filme influenciou toda uma geração de cineastas europeus.Teve uma refilmagem chinesa em 2003.
Sinopse: Em Roma um trabalhador de origem humilde, Antonio Ricci , necessita de sua bicicleta para trabalhar e sustentar sua família. Após resgatá-la do empenho ela  é roubada e ele fica desesperado. Juntamente com seu filho Bruno Antonio a procura pela cidade. Como não consegue encontrá-la, ele resolve cometer o mesmo crime, ou seja, rouba uma outra bicicleta.
 10)Tempos modernos(Modern times): produção americana de 1936.
Dirigida por Charles Chaplin e com o próprio no papel principal. É um mixto de comédia,drama e romance onde Chaplin contracena com a bela Paulette Goddard, musa da época.
Sinopse: Um operário de uma fábrica sofre um colapso nervoso por trabalhar de forma quase escrava. Ao se recuperar, encontra a fábrica fechada e, confundido com o líder de uma greve, acaba preso. Saindo da prisão, encontra uma jovem órfã em apuros e a ajuda. Os dois se unem atrás de emprego e vivem uma série de aventuras engraçadas e românticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário